A COVID-19 surgiu recentemente, no final de 2019, e as pesquisas para entender os impactos do novo coronavírus em gestantes ainda estão em desenvolvimento.
Com base nos dados atuais, havendo infecção da gestante pelo novo coronavírus, espera-se que a grande maioria das gestantes tenha apenas sintomas leves ou moderados semelhantes aos observados nos casos de gripe e resfriado.
No entanto, algumas mudanças no corpo da mulher grávida podem dificultar a recuperação diante de uma doença respiratória.
Para se proteger da infecção, é fundamental que a gestante redobre os cuidados de higiene para evitar o contágio e busque ajuda médica caso perceba sintomas como febre, tosse ou dificuldade para respirar.
Como se proteger do Coronavírus?
- Higienize as mãos com álcool em gel ou água e sabão
- Evite tocar olhos, nariz e boca
- Evite aglomerações
- Cubra a boca e o nariz com a parte interna do cotovelo ou com lenço quando tossir ou espirrar
- Faça a higienização frequente de todas as superfícies da casa
- Siga o acompanhamento médico e busque ajuda médica caso perceba qualquer sintoma como febre, tosse ou dificuldade para respirar
A COVID-19 pode ser transmitida da mulher para o bebê?
A transmissão entre mãe e bebê durante a gravidez ou parto ainda não foi identificada. Os estudos desenvolvidos até o momento não detectaram o vírus no líquido amniótico ou leite materno. Além disso, as crianças parecem estar protegidas de formas graves da COVID-19 e são raros os casos graves descritos.
Mulheres infectadas podem amamentar?
O processo de amamentação é uma importante forma de interação entre a mãe e o bebê. Seus benefícios podem perdurar por toda a vida e estendem-se muito além dos nutricionais.
O risco de contaminação do bebê durante a amamentação existe, mas a observação das recomendações abaixo reduzem muito a chance disso acontecer. Por isso considere não privar seu bebê dos benefícios da amamentação.
Quais medidas devem ser adotadas durante a amamentação?
- Coloque a máscara facial
- Em seguida, higienize as mãos e as mamas antes de iniciar a amamentação
- Utilize máscara facial durante toda a amamentação. Ela deve cobrir completamente o nariz e a boca e estar ajustada ao seu rosto
- Coloque e retire a máscara pelos elásticos ou fitas de fixação. Nunca a toque durante a amamentação pois ela se contamina durante o processo
- Segure o bebê diretamente pele contra pele
- Ao amamentar, procure voltar seu rosto em sentido contrário ao do bebê
- Somente a retire a máscara após acomodar corretamente seu bebê no berço
O que fazer caso a mãe não queira ou não possa amamentar?
Caso você não possa ou prefira não amamentar, você ainda poderá fazer a ordenha do seu leite. Ele poderá ser oferecido ao seu bebê através de mamadeira e, desta forma, os benefícios do leite humano não deixarão de ser oferecidos.
Esse processo é seguro e não há relato de transmisssão do novo coronavírus através do leite humano.